top of page
Buscar

Motricidade Orofacial: o que é isso?

  • Foto do escritor: Rita Oliveira
    Rita Oliveira
  • 21 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Motricidade? Oro quê? Motor oral? Quem é terapeuta da fala já ouviu estas perguntas.


Quando pensamos em Terapia da Fala vêm-nos logo à cabeça as crianças que "não falam bem", quer seja por não conseguirem dizer um som, por trocarem sons ou por terem dificuldades de articulação. Mas...Terapia da Fala é um nome muito ingrato. Na verdade, os terapeutas da fala trabalham muitas áreas para além da fala:


MOF, Fala, Linguagem oral e escrita, Voz, Deglutição, Comunicação
Áreas: MOF, Fala, Linguagem oral e escrita, Voz, Deglutição, Comunicação

A Motricidade Orofacial (MOF) é, nada mais nada menos, do que uma área de intervenção da Terapia da Fala. Neste campo, importam as estruturas orofaciais, da boca (oro) e da face (faciais), e as suas funções. Estas estruturas podem ser fixas (ex: palato duro) ou móveis (língua e lábios), formadas por tecido ósseo, músculo, pele, nervos e articulações (ATM).

O Terapeuta da fala observa como estas estruturas se encontram em repouso, analisando o seu aspeto e a sua morfologia. No entanto, também analisa como as estruturas se movem e interagem. Esta interação entre estruturas, permite a realização de várias funções, como a sucção, a mastigação, a mímica facial, a fala ou a deglutição.



Músculos faciais

Mas desengane-se quem pensa que MOF limita-se à boca. A MOF está intimamente relacionada com o Sistema Estomatognático e as suas funções, nas quais se incluem também a respiração e a fonação. Assim, qualquer alteração numa destas funções ou estruturas pode afetar as restantes.

Situações como a utilização prolongada de chupeta, sucção digital, respiração oral ou distorções na fala exigem a avaliação da MOF da criança, podendo ser casos que necessitem de futura intervenção mioterapêutica e/ou miofuncional.



Outros profissionais como o médico Otorrinolaringologista, o médico Dentista, o médico Ortopedista Funcional dos Maxilares, o Osteopata e o Fisioterapeuta são parceiros inestimáveis para o sucesso terapêutico.



 
 
 

Comments


bottom of page